O núcleo de esportes na ADT tem como objetivo principal impulsionar ações esportivas na comunidade, através de treinos semanais e campeonatos, que estimulem alunos e familiares a participarem de atividades esportivas e recreativas auxiliando crianças e jovens no desenvolvimento motor e na ocupação de seu tempo livre com atividades saudáveis ao invés de estarem nas ruas. Este núcleo auxilia também na aproximação entre pais e filhos.
(Este núcleo é apoiado e financiado pelo grupo Uxua Alma – selo Colaborador)
Jovens e adolescentes se encontram três vezes por semana para os treinos em um campo de futebol cedido através de um convênio feito pela ADT. Os alunos, encontram-se em situação de risco ou vulnerabilidade em sua maioria, e além das aulas de futebol com técnicas e desenvolvimento de habilidades motoras, recebem orientações sobre questões ambientais, auto estima, entre outros temas adequados a cada situação que são abordados por seus treinadores e equipe pedagógica.
A capoeira angola é considerada a capoeira mãe, tradicional, de raiz, sem misturas de outras lutas. Ela é aquela capoeira “jogada pelos velhos”, por sua característica de ritualização, teatralidade, e jogada ao som de toques mais lentos. A capoeira angola traz em si uma mistura de elementos que abrem um imenso campo de ação. É uma escola de sabedoria, de autoconhecimento e de conhecimento humano em geral. Sua especificidade está na preservação da ancestralidade, valorizando e resgatando a história afro-brasileira e seu legado cultural. Na ADT, os alunos recebem além das aulas do jogo de capoeira e da história dessa arte, oficinas de confecção de instrumentos e aulas de música.
Nesta modalidade esportiva, crianças e adolescentes aprendem técnicas marciais e defesa pessoal, junto com ensinamentos de disciplina, respeito e autoconfiança.
A oficina pretende por meio do ensino da arte milenar do Jiu-Jitsu, propiciar o desenvolvimento humano, estimulando o crescimento pessoal e melhoria da qualidade de vida de crianças, adolescentes e jovens através do esporte.
Faça uma doação online ajude a nossa organização fornecer serviços de tratamento, cuidado e suporte à crianças vulneráveis.
Preencha todos os campos do formulário abaixo, que responderemos o mais breve possível.
Trancoso encanta turistas do mundo inteiro com praias cristalinas, paisagens de cartão postal e história do início do Descobrimento do Brasil. Visitantes de todas as partes do mundo veem Trancoso apenas como um paraíso tropical servido por pousadas cinco estrelas e restaurantes de alto padrão. Mas Trancoso também é a aldeia pataxó Mãe Barra Velha, o Parque Nacional do Pau Brasil, a Reserva Privada Rio do Brasil, o Refúgio de Vida Silvestre do Rio dos Frades, as comunidades rurais de Sapirara e Coqueiro Alto.
Com cerca de 20 mil habitantes, Trancoso pertence ao município de Porto Seguro, que tem 37,5% de sua população com renda média igual ou inferior a meio salário mínimo.
Neste lugar em que convivem visitantes de alta renda com população vulnerável nasceu, em 2010, a Associação Despertar Trancoso para defender incondicionalmente o compromisso coletivo com a sustentabilidade, e difundir práticas que garantam não apenas a preservação da natureza, mas também a atividade econômica e o futuro.
O turismo ainda é o segmento mais forte de Trancoso. É por suas praias paradisíacas, sua natureza preservada e pelo charme de seu centro histórico que esse vilarejo ficou conhecido por muitos e hoje é um dos destinos mais procurados do Brasil. Mas o crescimento desordenado de Trancoso e o aumento gradativo do número de turistas, visitantes e eventos fez com que Trancoso começasse um processo de degradação ambiental e falta de conscientização a respeito da importância da conservação do patrimônio histórico e cultura local. Isso acarretou e acarreta sérios problemas para a população local com a falta de infraestrutura e apoio para os turistas e visitantes que aqui chegam em busca do principal objetivo que o destino de Trancoso oferece: descanso e conexão com a natureza.
A Associação Despertar Trancoso entra em cena com o foco de capacitação profissional para a área de Turismo devido a falta de mão de obra local qualificada para atuarem no mercado de trabalho oferecendo um bom atendimento ao turista e também para atuar na educação e orientação ambiental chamando a todos para essa responsabilidade socioambiental em conservar a natureza, as raízes e história local.
Kelly Fernanda Paduin foi a idealizadora e fundadora da Associação Despertar Trancoso quando percebeu esse contexto de crescimento desordenado no Turismo em Trancoso e a falta de mão de obra qualificada e de oportunidades para a comunidade local. Graduada em Turismo e pós graduada em Direção de Empresas Turísticas, despertou seu sonho de ajudar o próximo a partir do conhecimento que havia adquirido na área de Turismo e juntou um grupo de amigos para dar início a diversas oficinas gratuitas para crianças e jovens de comunidades vulneráveis de Trancoso, oferecendo cursos profissionalizantes, idiomas, artes e cultura em geral.
Inscreva-se preenchendo o formulário abaixo!