Turismo de Base Comunitária
29 de novembro de 2019
Comunicação e Tecnologia Social
29 de novembro de 2019

Esportes


O núcleo de esportes na ADT tem como objetivo principal impulsionar ações esportivas na comunidade, através de treinos semanais e campeonatos, que estimulem alunos e familiares a participarem de atividades esportivas e recreativas auxiliando crianças e jovens no desenvolvimento motor e na ocupação de seu tempo livre com atividades saudáveis ao invés de estarem nas ruas. Este núcleo auxilia também na aproximação entre pais e filhos.

(Este núcleo é apoiado e financiado pelo grupo Uxua Alma – selo Colaborador)


Jovens e adolescentes se encontram três vezes por semana para os treinos em um campo de futebol cedido através de um convênio feito pela ADT. Os alunos, encontram-se em situação de risco ou vulnerabilidade em sua maioria, e além das aulas de futebol com técnicas e desenvolvimento de habilidades motoras, recebem orientações sobre questões ambientais, auto estima, entre outros temas adequados a cada situação que são abordados por seus treinadores e equipe pedagógica.



A capoeira angola é considerada a capoeira mãe, tradicional, de raiz, sem misturas de outras lutas. Ela é aquela capoeira “jogada pelos velhos”, por sua característica de ritualização, teatralidade, e jogada ao som de toques mais lentos. A capoeira angola traz em si uma mistura de elementos que abrem um imenso campo de ação. É uma escola de sabedoria, de autoconhecimento e de conhecimento humano em geral. Sua especificidade está na preservação da ancestralidade, valorizando e resgatando a história afro-brasileira e seu legado cultural. Na ADT, os alunos recebem além das aulas do jogo de capoeira e da história dessa arte, oficinas de confecção de instrumentos e aulas de música.



Nesta modalidade esportiva, crianças e adolescentes aprendem técnicas marciais e defesa pessoal, junto com ensinamentos de disciplina, respeito e autoconfiança.

A oficina pretende por meio do ensino da arte milenar do Jiu-Jitsu, propiciar o desenvolvimento humano, estimulando o crescimento pessoal e melhoria da qualidade de vida de crianças, adolescentes e jovens através do esporte.