Criado no início de 2017, o grupo atua na capacitação de mobilizadores para enfrentar os conflitos gerados pelo desenvolvimento não sustentável. Abriga dez jovens entre 16 anos a 25 anos, para informação, sensibilização e conscientização.
Os alunos do MAMA recebem aulas e oficinas de segunda a sexta, com uma carga horária de 3 horas por dia, e um auxílio para a família de uma cesta básica e uma ajuda de custo financeira para cada aluno mensalmente. As aulas são de Educação Ambiental (biologia, botânica e reciclagem), Produção de vídeos (teoria, manejo e prática de ferramentas de mídia), jornalismo (escrita, leitura, produção de textos, entrevistas), inglês, além de acompanhamento psicológico.
(Este projeto tem o apoio e financiamento do UXUA Casa Hotel - selo Mentor)
Núcleo focado na produção de vídeos, materiais de mídia social, canal web, abriga o canal no YouTube “Trancoso TiVê”. Liderado por jovens, esse núcleo não tem patrocínio e vem sendo realizado através de outros projetos financiados.
Os cursos de capacitações são oferecidos gratuitamente a toda comunidade para alunos acima de 16 anos. São diversas modalidades, em sua maioria focada diretamente no Turismo, mas também podendo ter cursos de capacitações que atuam de forma indireta nesse mercado. São eles: Curso de recepção hoteleira, camareira, garçom, bartender, atendimento ao cliente, vinhos, hidráulica, elétrica, massagem, culinária, etc. Além de ensino de idiomas (inglês, espanhol e francês), de preferência para famílias de baixa renda.
Coordenadora Social na Associação Despertar Trancoso. Graduada em Serviço Social (2012), residente do programa de residência do HRAC/USP em 2013, e pós-graduada em Antropologia (2015), Pedagogia Social (2018), Gestão de projetos Sociais (2018). Em 2014 atuou como Assistente Social em Serviço de Acolhimento Institucional para crianças e adolescentes e no Centro de Detenção Provisória do município de Bauru/SP e posteriormente como Coordenadora Geral da Associação Caraívaviva, concomitantemente atuou no Conselho Comunitário e Ambiental de Caraíva, no COMETI – Comissão de Erradicação do Trabalho Infantil, COMDICA e no Comitê Juventude Viva de Porto Seguro. Neste período, elaborou e coordenou projetos contemplados pela Lei Rouanet, Itaú Social, Criança Esperança, e Ponto de Cultura da Bahia.
Técnica em administração e coordenação financeira, atua na Associação Despertar Trancoso desde 2017. Está à frente de todos os atos administrativos praticados pela organização, e é responsável pelo setor financeiro de todos os projetos executados pela associação, como: MAMA TRANCOSO – mobilização de jovens ambientalistas (2018 a 2020), projeto Turismo Sustentável nas comunidades rurais (2019), projeto Empreendedorismo Social e sustentabilidade do Instituto Humanize (2021) Horta de ensino orgânico (2018) inaugurada no Organic Festival, dentre outros.
Idealizadora e fundadora da Associação Despertar Trancoso em 2010, Graduada em Turismo e pós-graduada em Direção de Empresas Turísticas. Coordenou o projeto ‘Vizinhos do Parque’ junto a Conservação Internacional em (2015), projeto MAMA TRANCOSO – mobilização de jovens ambientalistas (2018 a 2020), projeto Turismo Sustentável nas comunidades rurais (2019), projeto Empreendedorismo Social e sustentabilidade do Instituto Humanize (2021) Horta de ensino orgânico (2018) inaugurada no Organic Festival, dentre outros. Ministrou diversas palestras junto as universidades e eventos na região versando sobre o Turismo Sustentável e é reconhecida pela implementação dos roteiros de Turismo de Base Comunitária na região.
Atuar na comunidade local, priorizando indivíduos em situação de vulnerabilidade social com objetivo de fortalecer a autonomia, capacitar crianças, jovens e adultos e viabilizar a integração social, educacional, ambiental e cultural.
Transformar-se em um modelo regional na área do turismo com base em oportunidades educativas e culturais, além de contribuir na construção de uma comunidade mais equitativa.
Multiplicação do conhecimento: ensinar o que você aprende.
União: fazer parte de um grupo diverso integrando os diferentes saberes.
Autonomia: aumentar a capacidade de tomada de decisão.
Gratidão: valorizar as oportunidades retribuindo os conhecimentos.
Respeito: a si mesmo, aos outros e ao meio ambiente.
Família: primar pelo fortalecimento de vínculos familiares.
Faça uma doação online ajude a nossa organização fornecer serviços de tratamento, cuidado e suporte à crianças vulneráveis.
Preencha todos os campos do formulário abaixo, que responderemos o mais breve possível.
Trancoso encanta turistas do mundo inteiro com praias cristalinas, paisagens de cartão postal e história do início do Descobrimento do Brasil. Visitantes de todas as partes do mundo veem Trancoso apenas como um paraíso tropical servido por pousadas cinco estrelas e restaurantes de alto padrão. Mas Trancoso também é a aldeia pataxó Mãe Barra Velha, o Parque Nacional do Pau Brasil, a Reserva Privada Rio do Brasil, o Refúgio de Vida Silvestre do Rio dos Frades, as comunidades rurais de Sapirara e Coqueiro Alto.
Com cerca de 20 mil habitantes, Trancoso pertence ao município de Porto Seguro, que tem 37,5% de sua população com renda média igual ou inferior a meio salário mínimo.
Neste lugar em que convivem visitantes de alta renda com população vulnerável nasceu, em 2010, a Associação Despertar Trancoso para defender incondicionalmente o compromisso coletivo com a sustentabilidade, e difundir práticas que garantam não apenas a preservação da natureza, mas também a atividade econômica e o futuro.
O turismo ainda é o segmento mais forte de Trancoso. É por suas praias paradisíacas, sua natureza preservada e pelo charme de seu centro histórico que esse vilarejo ficou conhecido por muitos e hoje é um dos destinos mais procurados do Brasil. Mas o crescimento desordenado de Trancoso e o aumento gradativo do número de turistas, visitantes e eventos fez com que Trancoso começasse um processo de degradação ambiental e falta de conscientização a respeito da importância da conservação do patrimônio histórico e cultura local. Isso acarretou e acarreta sérios problemas para a população local com a falta de infraestrutura e apoio para os turistas e visitantes que aqui chegam em busca do principal objetivo que o destino de Trancoso oferece: descanso e conexão com a natureza.
A Associação Despertar Trancoso entra em cena com o foco de capacitação profissional para a área de Turismo devido a falta de mão de obra local qualificada para atuarem no mercado de trabalho oferecendo um bom atendimento ao turista e também para atuar na educação e orientação ambiental chamando a todos para essa responsabilidade socioambiental em conservar a natureza, as raízes e história local.
Kelly Fernanda Paduin foi a idealizadora e fundadora da Associação Despertar Trancoso quando percebeu esse contexto de crescimento desordenado no Turismo em Trancoso e a falta de mão de obra qualificada e de oportunidades para a comunidade local. Graduada em Turismo e pós graduada em Direção de Empresas Turísticas, despertou seu sonho de ajudar o próximo a partir do conhecimento que havia adquirido na área de Turismo e juntou um grupo de amigos para dar início a diversas oficinas gratuitas para crianças e jovens de comunidades vulneráveis de Trancoso, oferecendo cursos profissionalizantes, idiomas, artes e cultura em geral.
Inscreva-se preenchendo o formulário abaixo!