Núcleo focado na produção de vídeos, materiais de mídia social, canal web, abriga o canal no YouTube “Trancoso TiVê”. Liderado por jovens, esse núcleo não tem patrocínio e vem sendo realizado através de outros projetos financiados.
Coordenadora Social na Associação Despertar Trancoso. Graduada em Serviço Social (2012), residente do programa de residência do HRAC/USP em 2013, e pós-graduada em Antropologia (2015), Pedagogia Social (2018), Gestão de projetos Sociais (2018). Em 2014 atuou como Assistente Social em Serviço de Acolhimento Institucional para crianças e adolescentes e no Centro de Detenção Provisória do município de Bauru/SP e posteriormente como Coordenadora Geral da Associação Caraívaviva, concomitantemente atuou no Conselho Comunitário e Ambiental de Caraíva, no COMETI – Comissão de Erradicação do Trabalho Infantil, COMDICA e no Comitê Juventude Viva de Porto Seguro. Neste período, elaborou e coordenou projetos contemplados pela Lei Rouanet, Itaú Social, Criança Esperança, e Ponto de Cultura da Bahia.
Técnica em administração e coordenação financeira, atua na Associação Despertar Trancoso desde 2017. Está à frente de todos os atos administrativos praticados pela organização, e é responsável pelo setor financeiro de todos os projetos executados pela associação, como: MAMA TRANCOSO – mobilização de jovens ambientalistas (2018 a 2020), projeto Turismo Sustentável nas comunidades rurais (2019), projeto Empreendedorismo Social e sustentabilidade do Instituto Humanize (2021) Horta de ensino orgânico (2018) inaugurada no Organic Festival, dentre outros.
Idealizadora e fundadora da Associação Despertar Trancoso em 2010, Graduada em Turismo e pós-graduada em Direção de Empresas Turísticas. Coordenou o projeto ‘Vizinhos do Parque’ junto a Conservação Internacional em (2015), projeto MAMA TRANCOSO – mobilização de jovens ambientalistas (2018 a 2020), projeto Turismo Sustentável nas comunidades rurais (2019), projeto Empreendedorismo Social e sustentabilidade do Instituto Humanize (2021) Horta de ensino orgânico (2018) inaugurada no Organic Festival, dentre outros. Ministrou diversas palestras junto as universidades e eventos na região versando sobre o Turismo Sustentável e é reconhecida pela implementação dos roteiros de Turismo de Base Comunitária na região.
Atuar na comunidade local, priorizando indivíduos em situação de vulnerabilidade social com objetivo de fortalecer a autonomia, capacitar crianças, jovens e adultos e viabilizar a integração social, educacional, ambiental e cultural.
Transformar-se em um modelo regional na área do turismo com base em oportunidades educativas e culturais, além de contribuir na construção de uma comunidade mais equitativa.
Multiplicação do conhecimento: ensinar o que você aprende.
União: fazer parte de um grupo diverso integrando os diferentes saberes.
Autonomia: aumentar a capacidade de tomada de decisão.
Gratidão: valorizar as oportunidades retribuindo os conhecimentos.
Respeito: a si mesmo, aos outros e ao meio ambiente.
Família: primar pelo fortalecimento de vínculos familiares.
Faça uma doação online ajude a nossa organização fornecer serviços de tratamento, cuidado e suporte à crianças vulneráveis.
Preencha todos os campos do formulário abaixo, que responderemos o mais breve possível.
Trancoso encanta turistas do mundo inteiro com praias cristalinas, paisagens de cartão postal e história do início do Descobrimento do Brasil. Visitantes de todas as partes do mundo veem Trancoso apenas como um paraíso tropical servido por pousadas cinco estrelas e restaurantes de alto padrão. Mas Trancoso também é a aldeia pataxó Mãe Barra Velha, o Parque Nacional do Pau Brasil, a Reserva Privada Rio do Brasil, o Refúgio de Vida Silvestre do Rio dos Frades, as comunidades rurais de Sapirara e Coqueiro Alto.
Com cerca de 20 mil habitantes, Trancoso pertence ao município de Porto Seguro, que tem 37,5% de sua população com renda média igual ou inferior a meio salário mínimo.
Neste lugar em que convivem visitantes de alta renda com população vulnerável nasceu, em 2010, a Associação Despertar Trancoso para defender incondicionalmente o compromisso coletivo com a sustentabilidade, e difundir práticas que garantam não apenas a preservação da natureza, mas também a atividade econômica e o futuro.
O turismo ainda é o segmento mais forte de Trancoso. É por suas praias paradisíacas, sua natureza preservada e pelo charme de seu centro histórico que esse vilarejo ficou conhecido por muitos e hoje é um dos destinos mais procurados do Brasil. Mas o crescimento desordenado de Trancoso e o aumento gradativo do número de turistas, visitantes e eventos fez com que Trancoso começasse um processo de degradação ambiental e falta de conscientização a respeito da importância da conservação do patrimônio histórico e cultura local. Isso acarretou e acarreta sérios problemas para a população local com a falta de infraestrutura e apoio para os turistas e visitantes que aqui chegam em busca do principal objetivo que o destino de Trancoso oferece: descanso e conexão com a natureza.
A Associação Despertar Trancoso entra em cena com o foco de capacitação profissional para a área de Turismo devido a falta de mão de obra local qualificada para atuarem no mercado de trabalho oferecendo um bom atendimento ao turista e também para atuar na educação e orientação ambiental chamando a todos para essa responsabilidade socioambiental em conservar a natureza, as raízes e história local.
Kelly Fernanda Paduin foi a idealizadora e fundadora da Associação Despertar Trancoso quando percebeu esse contexto de crescimento desordenado no Turismo em Trancoso e a falta de mão de obra qualificada e de oportunidades para a comunidade local. Graduada em Turismo e pós graduada em Direção de Empresas Turísticas, despertou seu sonho de ajudar o próximo a partir do conhecimento que havia adquirido na área de Turismo e juntou um grupo de amigos para dar início a diversas oficinas gratuitas para crianças e jovens de comunidades vulneráveis de Trancoso, oferecendo cursos profissionalizantes, idiomas, artes e cultura em geral.
Inscreva-se preenchendo o formulário abaixo!